segunda-feira, 5 de abril de 2010



Sexta passada, véspera da páscoa. Os feriados de algum jeito ou outro passam a fazer parte da visita, e, como nos relacionamos com espaço e gente, acabamos também entrando no jogo do tema. Para preparação, experimentamos o jogo do zig, zap com novas "regras". A regra nova era....não ter regras tão fixas. Me incomodei um pouco porque refleti sobre o que estamos constantemente conversando. Me incomoda o caos, engraçado...é uma coisa de personalidade mesmo. Talvez eu já conviva muito com ele, e precise de organizá-lo um pouco para me equilibrar. Refletia esse jogo, a nossa problemática atual...que agora, pensando, vejo que o que precisamos mesmo enquanto equipe é encontrar o "caminho de meio" e se acertar nele. Afinal...que "regra" de feriado é essa que faz as crianças pensarem que o coelho pode botar um ovo, ainda mais de chocolate????Os coelhos são mamífe.....tá bom....eu paro gente...funciona né...mesmo sendo surreal...rs.


Qual seria talvez esse caminho? Penso que seja uma flexibilidade maior de todas as partes, a aceitação em relação à condução do trabalho com mais confiança; e, do lado de cá...a aceitação de que uma equipe seja composta de TODAS essas pessoas... que tem opiniões, questionamentos e vontades...e é preciso ter mais jogo de cintura, talvez até ser um pouco pedagoga pra lidar com isso. ( sorriso)


Bom, toda essa reflexão... aquele jogo do início me proporcionou.


A visita foi explêndida ( nossa, muito tempo que não uso essa palavra), exploramos um novo espaço onde havia uma máquina do tempo ( máquina de lavar enorme). Dengo, Gueta, Lolol e Matéria, depois nos dividimos.


Na U.T.I pediátrica, jogamos muito com acompanhantes e equipe, havia apenas duas crianças que tivemos permissão de entrar. O Erik, que está cada vez maior diga-se de passagem...brincamos com as bolhas de sabão, soprando-as pra dentro do quarto, ele ficou receptivo, nem chorou como costumava fazer. O outro menino tinha recentemente sido operado, o pai dele veio conversar com a Lolol...contar detalhes do acidente. Nesses momentos é um pouco difícil manter a lógica e o jogo do palhaço, quebrei...não tinha como manter pela forma como o pai do menino me abordou...depois retomei.


Um momento a ser reverenciado foi na passagem pelo corredor azul, perto da capela, tinha uma senhora com um aparelho de hemodiálise...Lolol e Gueta, literalmente dançaram ballet com a senhora, entre outros danças malucas. Ela sorria tanto, senti muita alegria. Nós pulávamos, cruzávamos o espaço como se fossemos bailarinas de uma grande companhia de dança, e quando nos demos conta, ali estávamos as três...dançando...mesmo ela que carregava o aparelho, se movimentava. Ai ai....pra mim foi um desses momentos - ouro puro.


Fizemos o corredor azul nesse dia, parte do hospital que nem sempre fazemos por ser passagem apenas para nós aos setores que visitamos geralmente. Foi ótimo também, os jogos mais simples costumam funcionar melhor...como um jogo de olhar e virar que estabeleci no corredor com um visitante, ele e o amigo riam tanto...e era um jogo tão simples; me surpreendi.


Pediatria também foi bacana. Senti que alguns quartos foram muitos bons, muito mesmo. E outros nem tanto...discutimos ao final que talvez tivesse a ver com o momento certo de sair, porque nos empolgamos. Por que me parece às vezes mais difícil jogar com bebês? Só cantamos, olhamos, falamos a língua dos bebês...tocamos e cantamos mais um pouco...


Ao final, o Chicão não tinha ido ( feriado) mas conversamos mesmo assim, muitooooooo tempo. Prévia da reunião que acontecerá nessa sexta que vem, valeu a pena. E conversamos outras questões filosóficas também, trazidas pelo Dengo ( versão falante ), tocamos em questões mais profundas, como a lógica do palhaço versus a lógica sem lógica do mundo objetivo que está aí...o olhar do palhaço que se faz necessário para o pediatra clown, uma vez que ele adquire esse olhar..a falta que o trabalho faz por ser um alimento muito nutritivo para que a gente se abasteça e sustente mesmo no cotidiano esse olhar, tão fundamental para nossa sanidade...etc....( não foi exatamente isso o conversado, com essas palavras...estou complementando a reflexão)

2 comentários:

  1. Ei... você se esqueceu que a Arco - Iris também estava SUPER presente nesse diaa...

    ResponderExcluir
  2. Desculpa Ana Céliaaa, é verdade....foi apenas uma falha de memória; a Alco Ilis é muito querida por todos, presença super astral sempre.

    ResponderExcluir