terça-feira, 20 de abril de 2010

A observação da observação. Reflexões sobre o trabalho.

Sexta-feira 09/04/2010.

Eu me sentindo mal fui só pra observar.
Observei que o Pronto Socorro é um espaço que os pacientes e acompanhantes precisam muito de nós Doutores Palhaços ou só Palhaços, há um jogo muito forte no corredor e esse jogo se estabalece muito pelo diálogo. É até bonito de ver aquele corredor todo cheio de camas, um aglomerado de pacientes, mas quando os Doutores Palhaços ou só Palhaços chegam, tudo muda. Os pacientes logo se levantam, riem, conversam, desabafam.Com os pacientes e acompanhantes é simples, posso dizer que até é fácil.
Com equipe a questão muda uma pouco, tem gente que se abre e assim que vêem os Doutores Palhaços/Palhaços já soltam uma piadinha, um pedido de dança, mas tem aqueles que fingem que nem nos vêem.
Passo a passo o Pronto Socorro vem sendo conquistado, cada vez mais e é muito, muito bonito de ver.
Momento: Pietro/Wesley e Thatha/Thábatta(?) na sala de enfermagem, interagindo com o ambiente.
Momento 2: Prateleira/Alba entra no quarto de senhoras, uma que esta bordando a olha surpresa e diz: Como você esta bonita hoje, minha neta vai casar, estou bordando pra ela.

UTI Adulto. Um lugar que já esta mais do que conquistado. É interessante ver como os médicos e residentes ficam felizes ao ver os Doutores Palhaços/Palhaços, essa relação quase que íntima me intriga e me fascina.
Mais ainda falta um cuidado com os pacientes do local que em algumas vezes estão acordados e conscientes, mas o jogo se fecha de uma maneira tão forte com a equipe do local que eles ficam "de lado".
Momento: Prateleira atendendo o telefone da UTI.
- UTI Boa Tarde.
voz do outro lado -Quem fala?
- Prateleira
E toda a equipe cai na gargalhada.
Momento 2: Prateleira tentando contato com o Sr. Luis, que com olhos rasos d'água se comunica com ela, depois ela desenha pra ele e se despede.
Momento 3: Dra. Paty dizendo que a Thatha(?) esta mais bonita e que sentiu saudade.

Pediatria (A memória me falha). Outro espaço que é cada vez mais conquistado.
Dengo/Leandro e Loloy/Maria Cláudia(?) cantam e fazem bolinhas.
Thatha(?), Pietro e Prateleira cantam e dançam no corredor.

Importante:
Lembrar de equilibrar e dosar a energia, porque começamos com muito e quando chegamos ao último lugar de passagem já estamos um pouco cansados e um pouco do trabalho se perde.
A lógica do palhaço foge da lógica comum e muitas vezes nos esquecemos disso, seja por estarmos cansados ou afobados demais para fazer rir e acredito que nosso propósito não é só fazer rir, mas sim modificar, mesmo que seja com lágrimas ou gritos ou silêncio.

Observar é bom.

2 comentários:

  1. MUITO LEGAL GABI, OBRIGADA PELA CONTRIBUIÇÃO!! O nome da minha palhaça é Lólol Girassól rs...só pra vc saber, bejo.

    ResponderExcluir
  2. Pois ééééé.... Tambem acho extremamente dificil interagir com os pacientes da UTI, tanto da adulta como da infantil.. Ai ai ai.. não podemos deixar eles de lado não!!

    ResponderExcluir