sexta-feira, 26 de março de 2010


Ai, ai, ai..... Acredito que o palhaço é uma face humana que se manifesta quando nós deixamos que ela exista. Particularmente, minha face clownesca surge com grande satisfação e de maneira natural, em ambientes em que me sinto a vontade. O hospital é o ambiente em que eu e Pratileira desenvolvemos a capacidade de sermos mais tranqüilas, afetivas e de maneira geral, mais humanas. É uma escolha estar lá. É uma escolha estar no Projeto. E me sinto, ou me sentia, a vontade. Mas o que aconteceu?
Hoje, eu/Pratileira, Wesley/Pietro e Gabriela/Matéria fomos os únicos no hospital, e foi bom! Fizemos Pronto-socorro, UTI adulta e a pediatria. A UTI infantil estava recebendo novos pacientes com casos delicados e não podemos entrar. Foi tudo bem tranqüilo, mas na hora da conversa com o Chicão (o psicólogo) rolaram altos desabafos em relação ao projeto.
Acho que sentimos falta de uma simplicidade em lidar com as coisas... E várias questões surgiram que eu ainda não havia pensado, por exemplo: a minha formação clownesca e a minha relação com o hospital.
Poxa me criei clown para a rua, mas sempre trabalhei no hospital. E acredito nesse trabalho, mas e ai?! Como desenvolve-lo?
Em relação ao trabalho no hospital, penso que estamos ali para re-significar e transformar esse espaço em algo um pouco mais colorido e divertido. E nesse sentido, vai além de ser palhaço. É perceber que o projeto possibilita abrir caminhos na instutuição para que possamos propor melhorias para todo mundo. Claro que falo do que esta ao nosso alcançe; não propor milagres, mas sei lá, somos pessoas tambem, antes de palhaços, e existe uma realidade no hospital que, enquanto cidadãos que somos, podemos perceber, e a partir do projeto propor soluções ou melhorias.
Agora enquanto artista clown, estar a vontade, como eu ja disse é extremamente importante para o desenvolvimento do meu, ou do eu palhaço. Como é caber em tantas regras? É Horário, é Jaleco é isso é aquilo.... Poxa vida! Como eu disse para o Chicão, a Pratileira não cabia no hospital mesmo, mas depois de freqüentar a gente percebe como agir, da nossa maneira, e não ser evasivo ou perturbador no hospital. A gente aprende a ter bom senso!
Fazer parte do Projeto tem que ser prazeroso pra todo mundo! Os pediatras tem que estar felizes e não degladiando-se. Vamos ser sinceros, vamos respeitar os outros não é?! Parar de levar para o pessoal, ou ser egocêntrico demais, ao ponto de crer que todo mundo esta contra você e só você tem problemas.

Ser um palhaço feliz no Hospital!! Esse é o lema de hoje. ....pra mim....

Um comentário:

  1. lido Alba. ( depois encontraremos um espaço melhor para desenvolver essas questões tão polêmicas)

    ResponderExcluir